Como e quando me inscrevo no Enem 2017?

O período oficial para que possa realizar a inscrição do Enem 2017 se estende desde as 10 horas da manhã do dia 8 de maio até a finalização do dia 19 de maio de 2017. Dentro de este período, poderá completar sua inscrição em forma rápida e simples seguindo os seguintes passos.

PASSO 1. Identificação

O primeiro que deve fazer é ingressar ao seguinte link e identificar-se completando um formulário que lhe solicitará os seguintes dados de contato (em Página do participante):

  • CPF
  • Data de nascimento
PASSO 1. Identificação

PASSO 2. Informação pessoal

A seguir, o processo de inscrição Enem lhe pedirá que complete sua informação pessoal. Isto inclui:

  • Dados pessoais: nome da mão, sexo, etnia, número de identidade e órgão expedidor, UF de identidade, estado civil e nacionalidade.
  • Endereço: CEP, nome da rua e número, bairro, UF, município.
  • Contato: marcação direta internacional (DDD), telefone fixo, celular, e-mail.

PASSO 3. Escolha sua senha

Após completar sua informação pessoal, deverá escolher a senha (mais uma pergunta de segurança), com a que poderá realizar as seguintes ações:

  • O seguimento da sua inscrição ao Enem 2017.
  • A obtenção de resultados após realizar a prova Enem.
  • A inscrição em programas como o ProUni e o SISU.

PASSO 4. Confirme se precisar atenção especializada e ou específica

Em este passo deve confirmar duas questões. Primeiro, se possui uma condição especial, como pode ser cegueira, autismo, dislexia, etc. segundo, se precisa uma atenção especializada (em sua condição de gestante, lactantes, idosos, classe hospitalar, ou bem, se requer guardador de sábado por convicção religiosa). Tenha em conta que, em caso de ser classe hospitalar, deverá apresentar laudo médico.

PASSO 4. Confirme se precisar atenção especializada e ou específica

PASSO 5. Escolha a língua estrangeira

Em este passo deve escolher o idioma correspondente a sua prova de língua estrangeira. As opções são: inglês ou espanhol.

PASSO 6. Escolha a cidade da prova

Escolha a cidade onde realizará a prova. Deverá especificar a UF na qual você mora e, depois, a cidade na qual deseja fazer a prova.

PASSO 7. Aclare sua situação de ensino médio

Existem três possíveis opções em quanto a informar qual é sua situação relativa ao ensino médio:

  • Está completa.
  • Está em curso (se escolher esta opção, em seguida, vão lhe perguntar se pensa concluir antes ou depois de 2017).
  • Não está completo e não está em curso.

PASSO 8. Informar à escola da minha situação

Este passo exige que se informe a sua escola sua situação a respeito do ensino médio. Lembre-se que a informação subministrada deve ser exata e fidedigna. Caso contrário sua inscrição pode ser eliminada.

PASSO 9. Complete o questionário socioeconômico

Deve realizar um questionário de índole socioeconômico com perguntas sobre as condições de vida e ingressos do estudante e seus pais. As respostas oferecidas são de grande relevância já que, dependendo do que o estudante responder terá mais ou menos possibilidades de sucesso na solicitude da isenção do pagamento da taxa de inscrição.

Depois de completado o questionário, o sistema do Enem inscrição vai lhe confirmar que completou o processo de inscrição com a seguinte mensagem: 'inscrição concluída com sucesso'.

PASSO 9. Complete o questionário socioeconômico

PASSO 10. Pague a taxa de inscrição

Para que a inscrição Enem seja confirmada deve realizar um último passo: pagar a taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido (até 24 de maio de 2017). A tarifa abona-se mediante a Guia de Recolhimento da União (GRU), a qual pode imprimir no final do processo de inscrição pressionando o botão 'gerar GRU'.

Qual é o valor da tarifa de inscrição ao Enem e onde posso pagá-la?

O preço da tarifa de inscrição para o Enem 2017 é de R$82. Os médios de pago são os seguintes: correios, casas de loteria e agências bancárias. A data limite para realizar o pagamento é 24 de maio de 2017.

Como obter uma isenção da tarifa de inscrição?

Na mesma página de finalização do processo de inscrições Enem, nela o sistema lhe avisa que sua inscrição finalizou com sucesso, deve pressionar o botão 'declarar carência', localizado na parte inferior da tela. Uma vez feito se abrirá uma nova janela na que deverá ler e confirmar sua declaração de carência, marcando com uma tilde a frase ‘li e concordo com a declaração’.

Como obter uma isenção da tarifa de inscrição?

Como obtenho minha carta de confirmação da inscrição?

Depois de completar o processo de inscrição do Enem, pode obter sua carta de confirmação ingressando no seguinte link. O sistema lhe solicitará que se identifique ingressando seu CPF e senha (gerada no processo de inscrição). A carta de inscrição possui a seguinte informação:

  • Dia, horário e local de realização da prova.
  • Número de inscrição.
  • Atendimento especial (em caso de tê-lo solicitado no processo de inscrição).
  • Língua estrangeira selecionada.